seminários

    Home  /  seminários

simbolo
SEMINÁRIO 1

A Tradição e a Lei – Transmissão da cultura e do saber

Facilitador: Tasso Scaff (SP)
Através de uma abordagem transdisciplinar, transcultural e transreligiosa, somos convidados a refletir sobre a evolução da linguagem de transmissão simbólica e da construção dos veículos de transmissão dos saberes nas diferentes cosmogonias (hindu, persa, mazdaísta, tupiguarani, celta, taoísta, celta, judaico-cristã, muçulmana, etc). Como uma tradição se transforma numa religião?
simbolo
SEMINÁRIO 2

O sagrado e o profano

Facilitadora: Lúcia D. Torres (RS)
A caracterização ontológica de ser e estar no mundo, o homem religioso, templo, tempo e não tempo, kronos e kairos. Arquétipos, mitos e ritos. Ritos de iniciação e passagem, símbolos arquetípicos (axial, do centro e do mundo; da manifestação cíclica, da Forma Cósmica – caverna, labirinto, ovo, espiral – do coração, do feminino – serpentes, dragões, lua, água, conchas), a união alquímica dos opostos (Mysterium Conjunctionis).
simbolo
SEMINÁRIO 3

Imaginário, imaginação, mitologia e simbolismo

Facilitadora: Theresa Cristina Coimbra (DF)
O imaginário, o mito e suas raízes entre a fisiologia, a arquetipologia e a história; a imaginação e a intermediação entre o mundo sensível e inteligível; as compensações para a finitude da vida; os “esquemas de movimento” e os regimes “diurno e noturno” da imagem nas relações sociais e nos rituais ; as cosmogonias e o universo antropomórfico, mito: uma verdade sobre os dramas humanos; o eixo do mundo e a visão etnocêntrica; a recorrência dos mitemas em diferentes narrativas, épocas e culturas; a imaginação mítica e a prática cotidiana nas sociedades tradicionais e nas tecnológicas; as representações espontâneas do incognoscível e suas relações com o corpo.
simbolo
SEMINÁRIO 4

Céu das culturas

Facilitador: Walmir Cardoso (SP)
Nesse encontro vamos tratar da importância das relações históricas entre a Astronomia, a Astrologia e outras formas de conhecimento do céu, mostrando que há muitos diálogos a serem feitos para além do terreno da validação desta ou de daquela forma de conhecimento, ampliando metodologicamente os horizontes da investigação, mais do que do conhecimento em si.
simbolo
SEMINÁRIO 5

Cosmogonias: as diversas vertentes – arquétipos e mitos africanos

Facilitadora: Iara Deodoro (RS)
Propiciar aos participantes que entrem em contato a mitologia e a visão de mundo da cultura Yorubá, as diferentes realidades que estruturaram a vida social destes grupos e a manifestação plural do Sagrado através do panteão dos orixás.
simbolo
SEMINÁRIO 6

Mitos de origem e fundação

Facilitador: Nivaldo Pereira (RS)
Relações entre mito e história. Os mitos como proponentes de realidades e desempenhos históricos. Mito de origem e identidade (comentar ou exibir o filme Os Narradores de Javé). Busca de padrões míticos em relatos orais, canções, festas, ritos e ditos populares. Conceito de mito fundador segundo Marilena Chaui e a questão do imaginário coletivo. Permanência e atualização do mito fundador e sua ressignificação ao sabor das ideologias. O mito fundador brasileiro como país-paraíso e país do futuro e sua expressão popular (abençoado por Deus e bonito por natureza, deitado em berço esplêndido). Um mito fundador para o Rio Grande do Sul no originário episódio missioneiro. O mito fundador gaúcho e a noção de paraíso perdido. O tradicionalismo gaúcho e o resgate da idade de ouro do mito fundador. Identificação de imagens que identifiquem os padrões vivos do mito fundador gaúcho em passeio urbano.
simbolo
SEMINÁRIO 7

O centro histórico portoalegrense – arquitetura e mitologia

Facilitadora: Lúcia D. Torres (RS)
Através de um passeio cultural pelo centro da cidade, visitaremos igrejas, praças, locais de poder público, observando a arquitetura e os monumentos. Vamos nos surpreender ao observar que a linguagem mítica está presente em tudo isto, constituindo o imáginário que nos representa enquanto população urbana.
simbolo
SEMINÁRIO 8

Mitos na cultura de massas – o imaginário e a imagem, a produção artístico-literária, cinematográfica e publicitária.

Facilitador: Nivaldo Pereira (RS)
Mitos na cultura de massas; mitos e mitologias políticas; a presença do mito entre culturas religiosas e seculares; o mito no discurso da propaganda e a identificação subconsciente do consumidor com os símbolos e arquétipos ali presentes; o “Olimpo” dos popstars e celebridades.
simbolo
SEMINÁRIO 9

Mitos, propaganda e política – crenças sobre genêros

Facilitadora: Lúcia D. Torres (RS)
É possível construir um mundo onde todos ganhem ? Abordaremos os paradigmas de dominação e os paradigmas de parceria que vêm estruturando diferentes culturas ao longo da nossa caminhada enquanto humanos neste planeta e que se refletem (ou se embasam) nas relações pessoais. A manipulação dos símbolos e sua aplicação na propaganda e comunicação de massa – o desafio que se apresenta, neste momento, a todos nós que queremos educar nossos filhos de uma maneira mais saudável e de viver de uma forma mais amorosa e colaborativa.
simbolo
SEMINÁRIO 10

Mitos, propaganda e política – sistemas de controles sociais

Facilitador: Fernando Fernandes (RJ)
Mitos de origem, eras de ouro e a construção de nações (mito da fronteira, mito do herói salvador etc.); os mitos nas matrizes culturais e a conformação das massas a determinados sistemas de controle social.
simbolo
SEMINÁRIO 11

Jornadas iniciáticas e transpessoais – mitos e dramas humanos

Facilitadora: Lúcia D. Torres (RS)
Relações pai e filho / mãe e filha / irmãos/ amantes / nascimento e morte. O reconhecimento dos mitos como forças internas da psique que orientam nossas escolhas e dão forma às nossas existências. Questões arquetípicas nos relacionamentos pessoais e familiares, amor e sexualidade, a jornada ao mundo inferior através da morte e das perdas. Mitos zodiacais (Áries, Leão e Capricórnio), Mitos gregos: Deméter e Perséfone, Eros e Psique , Orfeu e Eurídice, Jasão e Medéia, Prometeu e Pandora Mito hindu: Radha e Krishna. As Deusas do Destino: Moiras, Parcas, Mornas. O caminho iniciático – a epopéia de Gilgamesh, o mito de Inana e Damuzi (Sumeriano), Isís e Osíris (egípcio), Mistérios de Elêusis.
simbolo
SEMINÁRIO 12

Linguagem secreta dos contos de fada

Facilitadora: Mônica Clemente (RJ)
Nos contos de fada há um reservatório suspenso de informações ancestrais atuando sobre o inconsciente. É através da afinidade com alguns destes contos que se revela os roteiros de vida com os quais estamos emaranhados. Como podemos nos desvencilhar destes modelos transgeracionais impostos? Como sair desta programação inconsciente? A oficina “Linguagem Secreta dos Contos de Fada” contará com algumas Constelações Familiares e outras vivências sistêmicas para criar o espaço sensível para que cada participante perceba o roteiro que lhe foi imposto e como sair dele.
simbolo
SEMINÁRIO 13

Jornada arquetípica dos 22 arcanos maiores

Facilitadora: Vera Ache (RJ)
Vamos incursionar pela decodificação das imagens e oferecer aos alunos o conhecimento dos três códigos secretos presentes nas lâminas dos Arcanos Maiores do Tarot. O primeiro código está nos ideogramas dos hieróglifos hebraicos, o segundo são as leis que emanam de cada Arcano e o terceiro é o trabalho de Mme. Blavatsky com os três títulos no ternário teosófico que corresponde aos três planos (físico, psicológico e espiritual), dando a compreensão de que cada Arcano Maior engloba três formas de leitura. Cabe mencionar que este trabalho é uma síntese dos estudos que Vera Aché vem realizando há mais de trinta anos e você não encontra estas informações em um único livro.
simbolo
SEMINÁRIO 14

Cosmogonia tradicional, simbolismo e astrologia

Facilitador: Carlos Fini (PR)
O seminário irá procurar mostrar como a origem do conhecimento esteve longe dos laboratórios e como os princípios imagéticos da criação repletos de carga simbólica
se manifestaram pela hierofania, manifesta em toda parte; das Enéadas de hermópolis à arquitetura dos Zigouraths; das danças ritualísticas de passagem sazonal à geometria e iconografia dos tapetes persas , do Imago Mundi aos Arquétipos de Jung, da Psicanálise à Neurociência; da Termodinâmica aos mecanismos de ordem ; em outras palavras : Do Big bang à ao inconsciente com todas suas infinitas e misteriosas vozes.
simbolo
SEMINÁRIO 15

Arquétipos zodiacais I e II

Facilitador: Nivaldo Pereira (RS)
Uma jornada transcultural através do simbolismo presente nas narrativas míticas dos doze signos zodiacais e sua correspondência no cotidiano pessoal. Os quatro elementos e o mapa astrológico como uma cartografia da psique e suas dimensões sócio-culturais.
simbolo
SEMINÁRIO 16

Arquétipos zodiacais III e VI

Facilitadora: Lúcia D.Torres (RS)
Uma jornada transcultural através do simbolismo presente nas narrativas míticas dos planetas e sua correspondência no cotidiano pessoal. Modelos da psique ( polaridades, sombra e projeção), o mapa astrológico como uma cartografia da psique e suas dimensões transpessoais.
simbolo
SEMINÁRIO 17

Jornadas iniciáticas e transpessoais – rito de passagem

Facilitadora: Lúcia D. Torres (RS)
Este seminário encerra a caminhada que foi feita e oportuniza a vivência de um rito de passagem como finalização do processo grupal e individual.